Biblioteca: Tratamento de bambu
Crédito: Casa & Bambu
Local: Adamantina- SP.
Data: Dezembro de 2009
Espécie: Dendrocalamus asper, (Gigante).
Quantidade: 110 varas de 6.00 metros
Técnica: Autoclave
Produto quÃmico: CCA
O bambu tratado em autoclave é submetido à impregnação com preservativos, que penetram nas camadas permeáveis do bambu protegendo-o contra a ação de agentes deterioradores por um longo perÃodo.
O tratamento é realizado em unidades industriais denominadas Usinas de Preservação de Madeira – UPMs. Tais unidades possuem grandes cilindros horizontais, conectados a tubulações, bombas e tanques dentro dos quais o bambu é submetido a um vácuo inicial (retirada do ar das células do bambu), pressão (introdução do preservativo nas camadas permeáveis) e vácuo final (remoção do excesso de produto da superfÃcie das peças).
Recomenda - se esse tratamento quando o bambu estiver sujeito a situações de agressividade biológica e/ou em situações de responsabilidade estrutural, como por exemplo: em contato com o solo, ou sujeita a fontes de umidade. O bambu tratado é recomendado em qualquer situação onde se queira obter maior durabilidade.
Quanto aos preservativos recomendados, há uma unanimidade na literatura consultada e especÃfica sobre tratamento de bambu,quanto à excelência dos resultados obtidos com os dois produtos da Montana QuÃmica S.A.: OSMOSE® K-33 (CCA) e MOQ® OX 50 (CCB). Se por um lado o CCA proporciona fixação mais rápida e maior resistência à lixiviação, por seu turno o CCB, por força da grande mobilidade do boro, é mais recomendável para espécies de bambu, mais refratárias ao tratamento preservativo.